Comprei um Produto que custou R $ 1,60. Dei à balconista R $ 2,00 e peguei na minha carteira mais 10 centavos, para facilitar o troco.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para ele, sem aparentemente saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajuda-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente TENTAVA explicar, e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de fazer Matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4 / 5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 80% do preço de venda.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R $ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R $ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
() R $ 20,00 () R $ 40,00 () R $ 60,00 () R $ 80,00 () R $ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R $ 80,00. O lucro é de R $ 20,00. Está certo?
() Sim () Não
6. Ensino de matemática em 2009:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R $ 80,00. Qual o lucro?
Se você conseguir ler, coloque um X no R $ 20,00.
() R $ 20,00 () R $ 40,00 () R $ 60,00 () R $ 80,00 () R $ 100,00
Não ria! É sério!
É por isso que a geração "tipo assim"
faz vestibular para uma área "diumanas" ...
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para ele, sem aparentemente saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajuda-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente TENTAVA explicar, e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de fazer Matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4 / 5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 80% do preço de venda.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R $ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R $ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
() R $ 20,00 () R $ 40,00 () R $ 60,00 () R $ 80,00 () R $ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R $ 80,00. O lucro é de R $ 20,00. Está certo?
() Sim () Não
6. Ensino de matemática em 2009:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R $ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R $ 80,00. Qual o lucro?
Se você conseguir ler, coloque um X no R $ 20,00.
() R $ 20,00 () R $ 40,00 () R $ 60,00 () R $ 80,00 () R $ 100,00
Não ria! É sério!
É por isso que a geração "tipo assim"
faz vestibular para uma área "diumanas" ...
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