sábado, 26 de fevereiro de 2011

Problema da semana - 4

Um homem chamado Murmúrius ia por um caminho lamentando: "Que vida amarga tenho eu! Como passo dificuldades! Tenho em meu bolso somente umas poucas moedas e agora tenho que entregá-las. E como se viram as outras pessoas que com o dinheiro que têm recebem mais dinheiro? Se tivesse alguém que pudesse me ajudar". Apenas acabou de pronunciar estas palavras e diante dele apareceu um estranho chamado Spertovisk.
- Bom – disse-lhe – se quiseres, posso te ajudar. E isto não será difícil. Vê esta ponte que atravessa o rio? Pois basta que passes por ela para que dupliques o dinheiro que tens agora, se retornares, outra vez seu dinheiro será duplicado, em uma direção ou outra, terás exatamente duas vezes mais dinheiro do que tinhas antes de passar.

- Verdade? – perguntou Murmúrius.

- Dou minha palavra! - assegurou-lhe Spertovisk– mas, com uma condição, cada vez que atravessares a ponte, me darás 24 centavos. Do contrário, não faço acordos.
- Bom, que mal há nisso, respondeu Murmúrius – já que o dinheiro continuamente se multiplica, porque não dar 24 centavos a cada vez. Vamos lá!
- Passou Murmúrius uma vez pela ponte e contou o dinheiro. De fato, tinha duas vezes mais. Deu 24 centavos a Spertovisk e passou a ponte outra vez. Novamente tinha duas vezes mais dinheiro do que antes. Contou 24 centavos, deu-os a Spertovisk e atravessou a ponte pela terceira vez. O dinheiro outra vez se duplicou, mas resultou que desta vez eram exatamente 24 centavos, os que, segundo o acordo, teria de dar a Spertovisk. Deu-os e ficou sem nenhum centavo e, mais ainda, não pôde mais atravessar a ponte. Quanto dinheiro tinha Murmúrius no princípio?

Um comentário: